Esqueceu sua senha?

Homenagem a Cremilda Costa de Figueiredo

31-08-2021

Homenagens

Iniciaremos essa homenagem com uma história contada pela colega e também amiga, Ana Luiza Fontes:

“Conheci Cremilda na maternidade Tsylla Balbino, trabalhando como médica plantonista de obstetrícia. Durante algum tempo fui sua interna enquanto ela permaneceu no nosso plantão. Era uma exímia parteira e forcepista. Fato interessante um dia ela estava aplicando um fórceps de Tarnier, fórceps alto, diante dos estudantes. Durante a tração a perneira da mesa começou a descer. Grita o anestesista para todos ouvirem:  segura a perna da moça. João, um dos estudantes, se abaixou e agarrou as coxas de Cremilda, que sem entender o que estava ocorrendo, deu um grito, o quê é isto, seguido de um pulo para se livra do abraço de João. Até hoje ele tem o apelido de “João coxinha”. Ana Luiza foi também residente de Cremilda na Maternidade Climério de Oliveira, onde se iniciou uma duradoura e fraterna amizade.

Dra.Cremilda foi graduada em Medicina pela FMB / UFBA na turma de 1957, especializou-se em Ginecologia e Obstetrícia e desde 1983 atuava como Conselheira do Cremeb, onde ocupou cargos de tesoureira, diretora do Departamento de Fiscalização e Coordenadora da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia.

Dra.Cremilda foi professora voluntária na Maternidade Climério de Oliveira (MCO) onde fez muitos amigos. Foi Presidente da SOGIBA por dois mandatos, nos períodos de 1990 a 1991 e 1992 a 1993.

Cremilda foi Professora Substituta do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMB/UFBA. Trabalhou muito tempo na empresa Promédica, inicialmente como Ginecologista e depois como auditora de indicações de cirurgia ginecológica.

Ela também era muito religiosa. Durante muitos anos atendeu, de forma voluntária, no ambulatório da Paróquia de Sant’Ana, no Campo da Pólvora, colaborando com o Padre Luna, responsável pela Paróquia na época.

Exerceu a especialidade em seu consultório particular, com muita dedicação, e era muito querida pelas pacientes. Cremilda, junto com Zuleika Souza e Abigail Feitosa, tiveram papel importante na obstetrícia nas décadas de 70 e 80 em nosso estado.

Dra. Cremilda também se envolveu em trabalho com adolescentes, junto com grupo liderado na época por Dr. Álvaro da Cunha Bastos, Professor Titular da Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, representou a Bahia como Delegada na Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR). Hoje nossa atual presidente da SOGIBA, Márcia Machado, ocupa esta função e procura representar da melhor forma nosso estado nas atividades da Sociedade Brasileira. E assim ela seguiu a vida, trabalhou até os 81 anos, quando teve descoberto um CA de cérebro, que a levou à morte.

Nosso sincero agradecimento a Dra. Cremilda.

Pela Diretoria da Sogiba.Dra.

COMPARTILHE NO:

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Imagem ESTATUTO SOGIBA
Estatuto

ESTATUTO SOGIBA

17/06/2020

Reforma do Estatuto

Imagem DRA. KARINA ADAMI
Opinião

DRA. KARINA ADAMI

06/04/2020

Coronavírus

ASSINE NEWSLETTER