Esqueceu sua senha?

Homenagem a Antônio Carlos Vieira Lopes

04-04-2021

Homenagens

Em 31 de maio de 1938, nasceu Antônio Carlos, filho de D. Helena Martins Vieira Lopes e Sr. João Vieira Lopes. Sob o signo de Gêmeos e do Tigre de Terra, o zodíaco predizia que seria uma pessoa caracterizada por uma curiosidade aguçada, portadora de mente ágil, sagaz, alegre e versátil, teria o carisma como seu ponto mais forte como bom geminiano, reforçado por uma personalidade dinâmica e cheia de vivacidade, sinônimo de força e liderança do Tigre de Terra, do horóscopo oriental.

Porém o indivíduo Antônio Carlos não foi talhado pelos astros, mas sim pela família, da qual seu avô materno, Sr. Antônio Martins muito o influenciou pelo exemplo de amor ao próximo e dos bons valores. Sua infância e adolescência, vivida com alegria e liberdade para explorar sua criatividade e energia com seus amigos na península de Itapagipe, também foram definidores assim como a sua paixão pelo esporte. O nosso jovem Antônio Carolos atuou no futebol no Galícia Esporte Clube, Esporte Clube Vitória, no vôlei no Esporte Clube Vitória, no basquete no Clube de Itapagipe, no remo e na natação - no Clube de Natação e Regatas São Salvador. Do esporte, ganhou a disciplina, a tenacidade e a resiliência.

Em 1965, Antônio Carlos formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, e no ano seguinte casou-se com Consuelo Rebelo Vieira Lopes, odontóloga, considerada como uma das mulheres mais belas da cidade. Cumpriu a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Climério de Oliveira nos anos de 1966 e 67. Em 1968, integrou a equipe de pesquisadores do Prof. Elsimar Coutinho que o enviou aos Estados Unidos, no fim deste mesmo ano, para cumprir Fellow-ship na New York Cornell Medical Center. Retornou em 1970, trazendo para a Bahia o que seria o início da Medicina Fetal, com o know-how de transfusão intra-uterina entre outros procedimentos.

Tornou-se professor da Faculdade de Medicina da UFBA em 1973 até 2008, ano em que entrou na aposentadoria compulsória. Quatro anos depois foi aclamado por unanimidade Professor Emérito da UFBA. Além de exímio professor, ACVL se dedica com grande apreço à assistência, sendo obstetra de gerações inteiras de famílias baianas.

Sua verve de líder já havia aparecido, quando aluno da faculdade de medicina, como dirigente do diretório e presidente da associação atlética da FMB, que leva o seu nome. Mas como médico ginecologista e obstetra, foi na SOGIBA que atuou primeiramente como presidente. Foi presidente da SOGIBA por dois mandatos, no período entre 1994 a 1997. Inaugurou a sede atual, no Edf. Fernandez Plaza, criou as sessões científicas, atividade que se mantem há 25 anos.  Visionário, nesta época, ACVL já tinha o entendimento da importância da multidisciplinaridade na assistência. Realizou na sua gestão, dois Congressos Baianos de GO em conjunto com Encontros de Enfermagem Perinatal.

Mesmo após o período de sua gestão como presidente, Toninho, como gosta de ser chamado, nunca deixou de estar presente na SOGIBA seja pelas suas aulas magistrais em Cursos, Simpósios e Congressos organizados pela Associação, seja nos seus conselhos ou apoio.

 Em 2008, tornou-se presidente da Associação Baiana de Medicina, reeleito em 2012, atuando Sua gestão também foi caracterizada pelas múltiplas realizações.

Em 2013, entrou para a Academia de Medicina da Bahia (AMB) por meio de concurso e ocupa a cadeira de número 26, que tem como patrono Prof. José Adeodato de Souza. Em 2017, ACVL tornou-se presidente da AMB e este ano foi reeleito pela segunda vez, quebrando as regras da instituição.

Dono de uma mente brilhante, sempre foi mestre em transformar o complicado em fácil. Como bom mestre adora dividir o seu saber. Milhares de alunos e centenas de discípulos, Prof. ACVL ensina não apenas obstetrícia, mas, pelo exemplo, nos ensina a ética, nos ensina como trazer para o dia a dia, a amorosidade, a leveza e o sorriso. Seu grande legado foi trazer para a Associação de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia o significado da FAMÍLIA SOGIBIANA. 

Os astros já previam, mas nosso homenageado ultrapassa todas as expectativas. 
 Ao Presidente Professor Doutor Antônio Carlos Vieira Lopes, 


A Toninho, 
Nosso amor e nossa gratidão!
SOGIBA

COMPARTILHE NO:

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Imagem ESTATUTO SOGIBA
Estatuto

ESTATUTO SOGIBA

17/06/2020

Reforma do Estatuto

Imagem DRA. KARINA ADAMI
Opinião

DRA. KARINA ADAMI

06/04/2020

Coronavírus

ASSINE NEWSLETTER